Hoje é primeira segunda-feira de jejum pelos Ortodoxos, ou como os Gregos falam “kathari deytera” ou a segunda-feira limpa. É uma celebração quando as famílias saem para os parques e as montanhas e fazem piquenique e empinam pipas. Hoje as comidas nas mesas são geralmente vegetarianas ou com frutos do mar. Hoje você não come carne, ovos, leite ou peixe.
Para nós, aqui no Brasil, hoje não é dia de festas mas decidimos celebrar um pouquinho do jeito tradicional Grego mas abrasileirado. Tivemos moqueca de camarão que foi sobra do jantar de ontem da Bira (um restaurante bem legal na Guaratiba especializado em Moqueca). Ingredientes da Moqueca são todos aceitáveis durante segunda-feira limpa. Também fiz um doce bem tradicional Grego chamado Halva que parece uma mistura de pudim e torta, feito com semolina, nozes, canela etc.
Na verdade, tem dois tipos de Halva. Um que é feito de gergelim moído e outro que é feito usando semolina. Eu não sou muito fã de Halva de gergelim mas gosto bastante de Halva de semolina. Geralmente a Halva básica é feita mais ou menos mesmo jeito. O que muda nas receitas são ingredientes com sabor. Pode colocar nozes ou amêndoas e pode usar suco das frutas cítricas (usualmente limão siciliano ou laranja). Achei essa receita de Halva do blog de Oliveology (uma empresa pequena com maravilhosos azeites de Oliva de altíssima qualidade, o blog em ingles). A única diferença é que eu usei limão ao invés de limão siciliano.
Tradicional Halva Grega
(uma fôrma de torta)
4 xícaras de água
3 x. de açúcar
2 x. de semolina
1 x. de azeite de oliva
2 paus de canela
3 cravos
suco de um limão
2 c. d. chá canela em pó
½ x. de nozes picadas
Xarope: Coloque água, açúcar, canela, cravos e suco de limão na panela e os ferva em alta temperatura 2-3 minutos até o açúcar dissolver. Deixe esfriar.
Coloque o azeite na outra panela. Adicione pouco pouco a semolina misturando com uma colher de madeira. Continue a cozinhar a mistura até ficar bronzeada. Tem que misturar continuamente para não grudar no fundo da panela. Quando a mistura estiver bronzeada, coloque o xarope, canela em pó e nozes. Continue a misturar até a mistura começar secar e craquelar sem secar completamente. Coloque a massa numa fôrma. Deixe esfriar e depois está pronta para comer.
Observações:
- Na Grécia pode se achar dois tipos de semolina, fina e grossa. Aqui no supermercado achei só a fina. Acho que na Grécia a semolina grossa seja usada mais para Halva. Para mim, não faz tanta diferença. A semolina grossa só tem uma textura mais interessante.