Hoje fiz uma nova versão de pão de banana que já publiquei aqui algum tempo
atrás. Desta vez ficou ainda melhor! Acho que temos o vencedor.
Eu usei a receita de pão de banana inspirada pela minha colega Soo como base,
mas a mudei um pouquinho. Ao invés de usar só farinha de trigo eu usei uma
xícara de farinha de trigo e meia xícara de aveia em flocos. Também adicionei
uma xícara de nozes e um pouco mais de gengibre em pó. Ficou muito bom! Já comi
quatro pedaços! Tchau para os resultados da dieta de desafio…
Aqui a receita de novo com as mudanças.
Pão de banana
½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 x. de farinha de trigo
½ x. de aveia em flocos
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
1 c. de chá de gengibre (em pó)
Misture o azeite e
o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos (farinha, aveia,
bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra tigela.
Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na tigela com
azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa. Adicione os nozes e misture. Coloque
papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de 180c por
45-60 minutos.
Digas:
- Para o bolo subir bem, você tem que esquentar o forno ao máximo,
coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5
minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo
indicado.
Showing posts with label assando. Show all posts
Showing posts with label assando. Show all posts
Friday, 31 July 2015
Monday, 8 June 2015
Pão de banana inspirado pela minha colega Soo
Antes de chegar no Brasil nós morávamos em Londres. Trabalhava no ramo
de marketing numa grande empresa de imprensa. Tinha uma colega que um dia
trouxe ao escritório um pão de banana muito delicioso. Ela me disse que achou a
receita no site da BBC. Depois de mais de
quatro anos eu lembrei dela quando estava olhando um monte de bananas pretas na
geladeira. Fazer um pão de banana é o melhor jeito de aproveitá-las.
Achei a receita do pão de banana da BBC na internet mas quando olhei as
instruções vi todas as medições em peso. Muito complicado começar a mensurar os
ingredientes desta forma. Esquece! Busquei
algumas outras receitas com medidas em xícaras e usei eles como inspiração.
Mais fácil!
Eu mudei um pouquinho as receitas que achei. Gosto de temperos por isso adicionei um pouco
mais de sabor como canela e gengibre. Também usei açúcar mascavo ao invés do
açúcar normal (refinado). Acho que ficou
mais gostoso assim.
Até agora achava muito difícil assar no forno a gás mas uma amiga me deu uma dica. Você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado. Com essa dica consegui assar suficientemente bem, mas ainda tive que prestar atenção para identificar quando o pão ficou pronto (pode testar com um palito quando a massa estiver cozida).
Até agora achava muito difícil assar no forno a gás mas uma amiga me deu uma dica. Você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado. Com essa dica consegui assar suficientemente bem, mas ainda tive que prestar atenção para identificar quando o pão ficou pronto (pode testar com um palito quando a massa estiver cozida).
½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 ½ x. de farinha de trigo
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
½ c. de chá de gengibre (em pó)
Misture o azeite e o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos
(farinha, bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra
tigela. Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na
tigela com azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa.
Coloque papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de
180C por 45-60 minutos.
Wednesday, 18 February 2015
Pão de saúde
Eu amo pão quando é bom. Eu gosto muito da padaria Francesa chamada Boulangerie Guerin em Copacabana
(Ns Sra de Copacabana 920). Eles têm uma variedade de pães artesanais com
nozes, sementes e cereais diferentes. São um pouco caros mas acho que vale a pena
porque o pão deles dura um bom tempo ao contrário do pão Francês de supermercado que fica
horrível só algumas horas depois de sair do forno. Eles também têm alguns doces realmente
frescos e muito deliciosos. Recomendo!
Ultimamente eu
estou tentando variar um pouco minha alimentação. Estou tentando introduzir mais
grãos diferentes invés de comer só trigo. Por isso estou experimentando grãos sem glúten como trigo sarraceno, painço, aveia etc. Não tenho problema com glúten e não
estou tentando evitá-lo inteiramente. Meu objetivo principal é só trazer mais
variedade.
Algum tempo atrás
todo mundo na Finlândia estava muito animado sobre uma receita de pão sem glúten.
Eu a encontrei a primeira vez num blog chamado Kiitos Hyvää (em finlandês). Originalmente a receita era de um blog chamada My New Roots (em inglês). Esse blog é
muito legal. Tem muitas receitas de comida saudável, na maioria vegetariana. Se
você buscar inspiração para sua alimentação, valerá a pena visitar.
Eu já assei
algumas versões desse pão e gostei muito. Aqui tem minha última interpretação da
receita.
Versão numero 10.000 de “Pão que Muda Vida” de My
New Roots
400ml de aveia
100ml de linhaça
250ml de mistura
de sementes (girassol e abóbora etc), nozes, amêndoas, amendoíns, avelãs etc.
50ml de frutas secas (passas, ameixas,
damascos e tâmaras etc).
2 c.d sopa de sementes de chia
3 c.d sopa de pó
de psyllum
1 c.d chá de sal
1 c.d sopa maple
syrup/ mel
3 c.d sopa de azeite
de oliva
350ml de água
Misture todos os
ingredientes em uma bacia. Coloque papel manteiga numa fôrma retangular. Coloque
a mistura na fôrma. Deixe na geladeira no mínimo por duas horas para não
quebrar depois de assar.
Esquente o forno por 180-220C (gas). Coloque o pão no forno e deixe assar por 30 minutos. Depois tire o pão da fôrma, inverta acima dum grade e deixe para assar por mais 30-40 minutos até ficar pronto. Pão está pronto quando tiver um som vazio quando você batê-lo. Deixe esfriar e depois corte em pedaços.
Esquente o forno por 180-220C (gas). Coloque o pão no forno e deixe assar por 30 minutos. Depois tire o pão da fôrma, inverta acima dum grade e deixe para assar por mais 30-40 minutos até ficar pronto. Pão está pronto quando tiver um som vazio quando você batê-lo. Deixe esfriar e depois corte em pedaços.
Para servir:
Vai estar muito
gostoso com um pouco de manteiga/ queijo minas / Filadélphia e pepino japonês.
Esse pão também fica ótimo com salmão cru que eu postei aqui algum tempo atrás.
Observações:
- Na receita
original não tem frutas secas mas eu gosto de pão um pouquinho doce. Pode
evitar, se quiser, e pode substituir com
mais nozes, sementes, aveia etc.
-Pó de psyllum é um
ingrediente que faz o pão ficar na forma. Pode achá-lo nas lojas de produtos
naturais.
- Nas receitas
originais eles usam óleo de coco ou manteiga derretida mas eu prefiro usar
azeite de oliva. Mensagem política: Suporte a economia grega e compre um azeite
de lá!
- Sou muito fã de
fogão a gás mas odeio forno a gás. Acho que é muito difícil cozinhar com forno
a gás. Para assar é ainda pior. De acordo com minha experiência é muito fácil
queimar inferior do assado e em cima fica tudo pálido sem pegar cor bonita. Nós
temos um fogão com grill e isso ajuda um pouco para bronzear as coisas em cima.
Subscribe to:
Posts (Atom)





