Showing posts with label assando. Show all posts
Showing posts with label assando. Show all posts

Friday, 31 July 2015

Pão de banana 2.0

Hoje fiz uma nova versão de pão de banana que já publiquei aqui algum tempo atrás. Desta vez ficou ainda melhor! Acho que temos o vencedor.

Eu usei a receita de pão de banana inspirada pela minha colega Soo como base, mas a mudei um pouquinho. Ao invés de usar só farinha de trigo eu usei uma xícara de farinha de trigo e meia xícara de aveia em flocos. Também adicionei uma xícara de nozes e um pouco mais de gengibre em pó. Ficou muito bom! Já comi quatro pedaços! Tchau para os resultados da dieta de desafio

Aqui a receita de novo com as mudanças.

Pão de banana

½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 x. de farinha de trigo
½ x. de aveia em flocos
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
1 c. de chá de gengibre (em pó)

Misture o azeite e o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos (farinha, aveia, bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra tigela. Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na tigela com azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa. Adicione os nozes e misture. Coloque papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de 180c por 45-60 minutos. 
 
Digas:
- Para o bolo subir bem, você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado. 
 

Monday, 8 June 2015

Pão de banana inspirado pela minha colega Soo

Antes de chegar no Brasil nós morávamos em Londres. Trabalhava no ramo de marketing numa grande empresa de imprensa. Tinha uma colega que um dia trouxe ao escritório um pão de banana muito delicioso. Ela me disse que achou a receita no site da BBC.  Depois de mais de quatro anos eu lembrei dela quando estava olhando um monte de bananas pretas na geladeira. Fazer um pão de banana é o melhor jeito de aproveitá-las.

Achei a receita do pão de banana da BBC na internet mas quando olhei as instruções vi todas as medições em peso. Muito complicado começar a mensurar os ingredientes desta forma.  Esquece! Busquei algumas outras receitas com medidas em xícaras e usei eles como inspiração. Mais fácil!

Eu mudei um pouquinho as receitas que achei.  Gosto de temperos por isso adicionei um pouco mais de sabor como canela e gengibre. Também usei açúcar mascavo ao invés do açúcar normal (refinado).  Acho que ficou mais gostoso assim.

Até agora achava muito difícil assar no forno a gás mas uma amiga me deu uma dica. Você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado.  Com essa dica consegui assar suficientemente bem, mas ainda tive que prestar atenção para identificar quando o pão ficou pronto (pode testar com um palito quando a massa estiver cozida).
Pão de banana

½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 ½ x. de farinha de trigo
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
½ c. de chá de gengibre (em pó)


Misture o azeite e o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos (farinha, bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra tigela. Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na tigela com azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa. Coloque papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de 180C por 45-60 minutos.

Wednesday, 18 February 2015

Pão de saúde

Eu amo pão quando é bom. Eu gosto muito da padaria Francesa chamada Boulangerie Guerin em Copacabana (Ns Sra de Copacabana 920). Eles têm uma variedade de pães artesanais com nozes, sementes e cereais diferentes. São um pouco caros mas acho que vale a pena porque o pão deles dura um bom tempo ao contrário do pão Francês de supermercado que fica horrível só algumas horas depois de sair do forno. Eles também têm alguns doces realmente frescos e muito deliciosos. Recomendo!

Ultimamente eu estou tentando variar um pouco minha alimentação. Estou tentando introduzir mais grãos diferentes invés de comer só trigo. Por isso estou experimentando grãos sem glúten como trigo sarraceno, painço, aveia etc. Não tenho problema com glúten e não estou tentando evitá-lo inteiramente. Meu objetivo principal é só trazer mais variedade.  
Algum tempo atrás todo mundo na Finlândia estava muito animado sobre uma receita de pão sem glúten. Eu a encontrei a primeira vez num blog chamado Kiitos Hyvää (em finlandês).  Originalmente a receita era de um blog chamada My New Roots (em inglês).  Esse blog é muito legal. Tem muitas receitas de comida saudável, na maioria vegetariana. Se você buscar inspiração para sua alimentação, valerá a pena visitar.

Eu já assei algumas versões desse pão e gostei muito. Aqui tem minha última interpretação da receita.

Versão numero 10.000 de “Pão que Muda Vida” de My New Roots

400ml de            aveia
100ml de            linhaça
250ml de            mistura de sementes (girassol e abóbora etc), nozes, amêndoas, amendoíns, avelãs etc.
50ml de              frutas secas (passas, ameixas, damascos e tâmaras etc).
2 c.d sopa de      sementes de chia
3 c.d sopa de      pó de psyllum
1 c.d chá de        sal
1 c.d sopa           maple syrup/ mel
3 c.d sopa de      azeite de oliva
350ml de            água

Misture todos os ingredientes em uma bacia. Coloque papel manteiga numa fôrma retangular. Coloque a mistura na fôrma. Deixe na geladeira no mínimo por duas horas para não quebrar depois de assar.

Esquente o forno por 180-220C (gas). Coloque o pão no forno e deixe assar por 30 minutos. Depois tire o pão da fôrma, inverta acima dum grade e deixe para assar por mais 30-40 minutos até ficar pronto. Pão está pronto quando tiver um som vazio quando você batê-lo. Deixe esfriar e depois corte em pedaços.

Para servir:
Vai estar muito gostoso com um pouco de manteiga/ queijo minas / Filadélphia e pepino japonês. Esse pão também fica ótimo com salmão cru que eu postei aqui algum tempo atrás.

Observações:
- Na receita original não tem frutas secas mas eu gosto de pão um pouquinho doce. Pode evitar, se quiser, e pode substituir com mais nozes, sementes, aveia etc.

-Pó de psyllum é um ingrediente que faz o pão ficar na forma. Pode achá-lo nas lojas de produtos naturais.

- Nas receitas originais eles usam óleo de coco ou manteiga derretida mas eu prefiro usar azeite de oliva. Mensagem política: Suporte a economia grega e compre um azeite de lá!

- Sou muito fã de fogão a gás mas odeio forno a gás. Acho que é muito difícil cozinhar com forno a gás. Para assar é ainda pior. De acordo com minha experiência é muito fácil queimar inferior do assado e em cima fica tudo pálido sem pegar cor bonita. Nós temos um fogão com grill e isso ajuda um pouco para bronzear as coisas em cima.