Showing posts with label comida. Show all posts
Showing posts with label comida. Show all posts

Friday, 10 July 2015

Dieta do desafio

Desde nossa viagem à Grécia em Abril minha alimentação saiu bastante fora de controle. Geralmente comia comida saudável mas estava comendo doces e bebendo demais. Estava pensando há um tempão que tenho que fazer alguma coisa imediatamente, mas não conseguia comprometer. Eu decidi muitas vezes cortar todos os doces mas depois da primeira tentação já recaia.

Uma amiga se casou este fim de semana e antes do casamento ela fez uma dieta de duas semanas. Fiquei bastante inspirada e pensei em fazer a mesma coisa. Se eu começasse a fazer a dieta sozinha eu terminaria nos primeiros dias. Desta vez o marido decidiu fazer a dieta também. Acho que é por isso que depois de 11 dias ainda  estou no programa.
A dieta que nós estamos fazendo é do Buzzfeed, um site de estilo de vida, e é chamada CleanEating Challenge Diet (= Dieta do desafio de comer bem). É um tipo de regime desintoxicante. Você corta glutén, leite exeto iogurte, açúcar, alcool e, se você come carne, carne vermelha também. Todas as comidas são feitas em casa.

O regime é muito bem organizado. Para começar eles têm uma lista para coisas que você tem que comprar no supermercado para a semana que vem e você tem receitas para todas as comidas que você vai comer. As receitas até usam sobras das refeições anteriores para gastar menos tempo cozinhando. E muito importante, a comida é gostosa e as refeições são logicas. Não é tipo proteina com salada para cada refeição, que depois de poucos dias fica muito chato.

O único problema com o regime é que é desenhado para America do Norte ou Europa. Geralmente pudia achar quase todos os produtos aqui no Rio exceto Pok Choy, mas alguns deles são muito caros como mirtilos ou aspargos. Claro que podemos usar um pouco da imaginação para substituir. Usamos morangos para substiruir mirtilos e só um tipo de couve enquanto nas receitas eles usam vários tipos de couve. A mesma coisa mais ou menos. Mas acho que seria legal se alguma nutricionista fizesse uma versão desse regime usando mais produtos locais.
Mas como foi a experiência até agora? Nossa geladeira nunca ficou tão cheia como agora. Nunca gastei tanto tempo cozinhando, mas não estou reclamando. Estamos cozinhando juntos e estou me divertindo na maioria do tempo. Introduzimos bastante coisa nova em nossa alimentação como couve, erva-doce (como legume, não como erva), couve-flor (o marido não aceitou comer isso antigamente, eu pessoalmente sempre gostei) etc. Estou ficando bastante cansada com ovos e couve mas as receitas são, de novo, muito gostosas. Também durante esses dias não sentimos fome. Tinha vontade de comer um pouco mais, mas não porque estava com fome, mas porque só gosto de comer.

Os benefícios dessa dieta, para mim, não são tão excepcionais. Até agora perdi só um quilo de peso mas o regime me ajudou bastante com meu desejo de doce. Normalmente estou meio viciada mas agora posso passar por uma estante de doce no supermercado sem ficar louca. Acho que nós vamos continuar esse regime no futuro também só que deixamos espaço para comer e beber qualquer coisa que desejamos nas situações sociais.

Sunday, 8 March 2015

Café da manhã de luxo

Durante a semana, meu café da manhã é rápido e mais chato saudável. Aos domingos me dou a licença para aproveitar.

Eu amo panquecas! Gosto muito de rechear as panquecas com geleía de laranja e salada de várias frutas. Gosto também do clássico americano: blue berries e maple syrup. O marido tem um preferência de cada criança: Nutella com banana.

Desta vez não tinha Nutella no supermercado e por causa disso o marido comprou um produto parecido da marca Casíno Délices. É um creme de avelãs com cacau. É bem similar a Nutella mas tem pedaços crocantes de avelãs. Recomendo! Acho que é ainda melhor do que Nutella.
Eu faço panquecas com essa receita já há muitos anos. Algumas vezes a mudo um pouquinho. Algumas vezes uso só farinha de trigo, as vezes faço com metade da farinha de trigo e da farinha de centeio para ficarem um pouco mais saudáveis (para balancear essa camada muuuito grossa de Nutella em cima). Algumas vezes as quero mais leves e aí eu bato a clara de ovo em neve. Pode também usar os ovos sem bater.
Panquecas americanas
(2 pessoas)

300ml/ 1 ¼ x. de farinha (de trigo/ de ½ trigo e ½ centeio)
2 c. d. chá de fermento em pó
2 c. d. sopa de açúcar
baunilha
200ml de leite de soja
1 ovo

Misture os ingredientes secos em uma tigela.  Derrame o leite de soja com baunilha na outra tigela e misture. Adicione nos ingredientes secos. Separe a gema e a clara do ovo. Adicione a gema na tigela. Bata a clara de ovo em neve e depois adicione à massa. Misture tudo.

Esquente uma frigideira no fogão até meia temperatura. Coloque um pouco de massa na frigideira e deixe cozinhar até começar a criar bolinhas.  Vire a panqueca. Cozinhe até ficar dourada.

Para servir:
- Nutella/ Pasta de avelã & caucau e banana
- Salada de frutas & geleía de laranja
- blueberries & maple syrup
- geleía de morango/ morangos frescos & sorvete de creme/ chantilly
- etc etc etc

Observações
- Para servir mais pessoas só dobre/ triplique a receita.
- Eu prefiro usar farinha sem fermento. Pode também usar com fermento, mas claro que nesse caso retire o fermento em pó.
- Cozinhe as panquecas em frigideira seca sem manteiga/ azeite.
- Enquanto estiver cozinhando as panquecas a rapidez é a chave. Quanto mais rápido você conseguir virar a panqueca, mais ar fica na massa. Isso faz com que as panquecas fiquem mais leves.

Tuesday, 3 March 2015

Almoço mexicano

Nós decidimos tentar perder um pouco de peso antes do Natal e tivemos uma consulta com uma nutricionista para nos dar algumas dicas de alimentação correta. Isso foi uma péssima ideia pelo aspecto de tentar perder peso e é claro que não funcionou. Durante o Natal visitamos nossa família na Finlândia e não fizemos nada mais do que comer e beber. Mas agora depois de Ano Novo, Carnaval e todas outras desculpas estou pronta para começar a vida saudável de novo.
A nutricionista me sugeriu trazer mais proteína para minha dieta a qual tem muitos carboidratos. Sou pesceteriana (como peixe/ frutos do mar/ leite/ ovos, mas não carne ou frango) e por causa disso minhas fontes de proteína são mais limitadas comparando com pessoas quem comem tudo.

Eu gosto de feijões, que são uma boa fonte de proteína, mas mesmo depois de tantos anos sem carne, não conheço muitas receitas para cozinhar feijões. Este é o meu projeto para o futuro imediato. Aprender a cozinhar mais feijões.

Eu fiz um ano de intercambio no Texas, nos Estados Unidos, quando era adolescente. Lá aprendi a comer comida Tex Mex e feijões como refried beans (feijão frito) e chili. Na Finlândia não temos tradição de comer feijões e a única coisa que eu conhecia antes do intercambio foram os feijões no molho de tomate de Heinz. Minha inspiração pelo meu almoço mexicano foi nessa época. Talvez minha receita não seja mexicana original mas é gostosa mesmo assim. Também, ainda que esteja tentando perder um pouco de peso, essa não é uma receita de dieta. É comida normal.
Feijão frito
250gr feijão manteiga
azeite de oliva
2 cebolas
2 c. d. chá de cominho
½ c. d. chá de páprica picante
3-4 dentes de alho
6 tomates secos
sal da gosto

Salada de tomates
1 tomate grande maduro
10 tomates cereja
suco de ½ ou 1 limão
azeite de oliva
sal da gosto
1 ramo de coentro

Para servir:
alface americano
tortilhas ou pitas árabes

Deixe os feijões na água durante uma noite e depois cozinhe até ficarem macios. Coloque os tomates secos em um pouco d’água ou líquido dos feijões e deixe de molho. Derrame azeite de oliva numa panela. Pique as cebolas em pedaços pequenos. Coloque-as na panela e deixe cozinhar até ficarem transparentes. Adicione cominho, páprica e alho. Cozinhe por um pouco mais de tempo. Adicione os tomates secos hidratados e os feijões cozinhados (sem líquido). Deixe cozinhar por um pouco de tempo para os sabores misturarem. Coloque a mistura num processador de alimentos para amassar os feijões.

Ao mesmo tempo, prepare a salada de tomates. Pique todos os ingredientes em pedaços pequenos e misture numa tigela.

Para servir, coloque feijão frito em cima de uma tortilha ou pita árabe. Adicione salada de tomate e alface americano. Enrole a pita e estará pronto para comer.

Observações

- Quando você cozinha os feijões faz sentido cozinhar o pacote todo. Use só a metade para a comida e coloque o resto em potes plásticos na geladeira para usar no futuro.


- Pode usar o feijão que você gosta: feijão preto, mulato, vermelho etc. Eu gosto de feijão manteiga para isso.

Monday, 23 February 2015

Celebração da segunda-feira limpa Grega

Hoje é primeira segunda-feira de jejum pelos Ortodoxos, ou como os Gregos falam kathari deytera” ou a segunda-feira limpa. É uma celebração quando as famílias saem para os parques e as montanhas e fazem piquenique e empinam pipas. Hoje as comidas nas mesas são geralmente vegetarianas ou com frutos do mar. Hoje você não come carne, ovos, leite ou peixe. 
Para nós, aqui no Brasil, hoje não é dia de festas mas decidimos celebrar um pouquinho do jeito tradicional Grego mas abrasileirado. Tivemos moqueca de camarão que foi sobra do jantar de ontem da Bira (um restaurante bem legal na Guaratiba especializado em Moqueca). Ingredientes da Moqueca são todos aceitáveis durante segunda-feira limpa. Também fiz um doce bem tradicional Grego chamado Halva que parece uma mistura de pudim e torta, feito com semolina, nozes, canela etc 

Na verdade, tem dois tipos de Halva. Um que é feito de gergelim moído e outro que é feito usando semolina. Eu não sou muito fã de Halva de gergelim mas gosto bastante de Halva de semolina. Geralmente a Halva básica é feita mais ou menos mesmo jeito. O que muda nas receitas são ingredientes com sabor. Pode colocar nozes ou amêndoas e pode usar suco das frutas cítricas (usualmente limão siciliano ou laranja). Achei essa receita de Halva do blog de Oliveology (uma empresa pequena com maravilhosos azeites de Oliva de altíssima qualidade, o blog em ingles). A única diferença é que eu usei limão ao invés de limão siciliano. 
Tradicional Halva Grega 
(uma fôrma de torta)
 
4 xícaras de água 
3 x. de açúcar 
2 x. de semolina 
1 x. de azeite de oliva 
2 paus de canela 
3 cravos 
suco de um limão 
2 c. d. chá canela em pó 
½ x. de nozes picadas 
 
Xarope: Coloque água, açúcar, canela, cravos e suco de limão na panela e os ferva em alta temperatura 2-3 minutos até o açúcar dissolver. Deixe esfriar. 
 
Coloque o azeite na outra panela. Adicione pouco pouco a semolina misturando com uma colher de madeira. Continue a cozinhar a mistura até ficar bronzeada. Tem que misturar continuamente para não grudar no fundo da panela. Quando a mistura estiver bronzeada, coloque o xarope, canela em pó e nozes. Continue a misturar até a mistura começar secar e craquelar sem secar completamente.  Coloque a massa numa fôrma. Deixe esfriar e depois está pronta para comer. 
 
Observações: 
- Na Grécia pode se achar dois tipos de semolina, fina e grossa. Aqui no supermercado achei só a fina. Acho que na Grécia a semolina grossa seja usada mais para Halva. Para mim, não faz tanta diferença. A semolina grossa só tem uma textura mais interessante. 
 
- Se quiser poderá trocar nozes por amêndoas torradas e suco de limão por suco de laranja.