Friday, 10 July 2015

Dieta do desafio

Desde nossa viagem à Grécia em Abril minha alimentação saiu bastante fora de controle. Geralmente comia comida saudável mas estava comendo doces e bebendo demais. Estava pensando há um tempão que tenho que fazer alguma coisa imediatamente, mas não conseguia comprometer. Eu decidi muitas vezes cortar todos os doces mas depois da primeira tentação já recaia.

Uma amiga se casou este fim de semana e antes do casamento ela fez uma dieta de duas semanas. Fiquei bastante inspirada e pensei em fazer a mesma coisa. Se eu começasse a fazer a dieta sozinha eu terminaria nos primeiros dias. Desta vez o marido decidiu fazer a dieta também. Acho que é por isso que depois de 11 dias ainda  estou no programa.
A dieta que nós estamos fazendo é do Buzzfeed, um site de estilo de vida, e é chamada CleanEating Challenge Diet (= Dieta do desafio de comer bem). É um tipo de regime desintoxicante. Você corta glutén, leite exeto iogurte, açúcar, alcool e, se você come carne, carne vermelha também. Todas as comidas são feitas em casa.

O regime é muito bem organizado. Para começar eles têm uma lista para coisas que você tem que comprar no supermercado para a semana que vem e você tem receitas para todas as comidas que você vai comer. As receitas até usam sobras das refeições anteriores para gastar menos tempo cozinhando. E muito importante, a comida é gostosa e as refeições são logicas. Não é tipo proteina com salada para cada refeição, que depois de poucos dias fica muito chato.

O único problema com o regime é que é desenhado para America do Norte ou Europa. Geralmente pudia achar quase todos os produtos aqui no Rio exceto Pok Choy, mas alguns deles são muito caros como mirtilos ou aspargos. Claro que podemos usar um pouco da imaginação para substituir. Usamos morangos para substiruir mirtilos e só um tipo de couve enquanto nas receitas eles usam vários tipos de couve. A mesma coisa mais ou menos. Mas acho que seria legal se alguma nutricionista fizesse uma versão desse regime usando mais produtos locais.
Mas como foi a experiência até agora? Nossa geladeira nunca ficou tão cheia como agora. Nunca gastei tanto tempo cozinhando, mas não estou reclamando. Estamos cozinhando juntos e estou me divertindo na maioria do tempo. Introduzimos bastante coisa nova em nossa alimentação como couve, erva-doce (como legume, não como erva), couve-flor (o marido não aceitou comer isso antigamente, eu pessoalmente sempre gostei) etc. Estou ficando bastante cansada com ovos e couve mas as receitas são, de novo, muito gostosas. Também durante esses dias não sentimos fome. Tinha vontade de comer um pouco mais, mas não porque estava com fome, mas porque só gosto de comer.

Os benefícios dessa dieta, para mim, não são tão excepcionais. Até agora perdi só um quilo de peso mas o regime me ajudou bastante com meu desejo de doce. Normalmente estou meio viciada mas agora posso passar por uma estante de doce no supermercado sem ficar louca. Acho que nós vamos continuar esse regime no futuro também só que deixamos espaço para comer e beber qualquer coisa que desejamos nas situações sociais.