Showing posts with label vida melhor. Show all posts
Showing posts with label vida melhor. Show all posts
Friday, 24 July 2015
O jardim urbano
Olha aqui, meu jardim! Como pode ver, não está indo tão bem. Nunca tinha um dedo verde e nunca consegui não matar minhas plantas. Mas gosto muito da idéia para ter um jardim.
Friday, 10 July 2015
Dieta do desafio
Desde nossa viagem
à Grécia em Abril minha alimentação saiu bastante fora de controle. Geralmente
comia comida saudável mas estava comendo doces e bebendo demais. Estava
pensando há um tempão que tenho que fazer alguma coisa imediatamente, mas não
conseguia comprometer. Eu decidi muitas vezes cortar todos os doces mas depois
da primeira tentação já recaia.
Uma amiga se casou
este fim de semana e antes do casamento ela fez uma dieta de duas semanas.
Fiquei bastante inspirada e pensei em fazer a mesma coisa. Se eu começasse a
fazer a dieta sozinha eu terminaria nos primeiros dias. Desta vez o marido
decidiu fazer a dieta também. Acho que é por isso que depois de 11 dias
ainda estou no programa.
A dieta que nós
estamos fazendo é do Buzzfeed, um site de estilo de vida, e é chamada CleanEating Challenge Diet (= Dieta do desafio de comer bem). É um tipo de regime desintoxicante.
Você corta glutén, leite exeto iogurte, açúcar, alcool e, se você come carne,
carne vermelha também. Todas as comidas são feitas em casa.
O regime é muito
bem organizado. Para começar eles têm uma lista para coisas que você tem que
comprar no supermercado para a semana que vem e você tem receitas para todas as
comidas que você vai comer. As receitas até usam sobras das refeições
anteriores para gastar menos tempo cozinhando. E muito importante, a comida é
gostosa e as refeições são logicas. Não é tipo proteina com salada para cada
refeição, que depois de poucos dias fica muito chato.
O único problema
com o regime é que é desenhado para America do Norte ou Europa. Geralmente
pudia achar quase todos os produtos aqui no Rio exceto Pok Choy, mas alguns
deles são muito caros como mirtilos ou aspargos. Claro que podemos usar um pouco
da imaginação para substituir. Usamos morangos para substiruir mirtilos e só um
tipo de couve enquanto nas receitas eles usam vários tipos de couve. A mesma
coisa mais ou menos. Mas acho que seria legal se alguma nutricionista fizesse
uma versão desse regime usando mais produtos locais.
Mas como foi a
experiência até agora? Nossa geladeira nunca ficou tão cheia como agora. Nunca gastei
tanto tempo cozinhando, mas não estou reclamando. Estamos cozinhando juntos e
estou me divertindo na maioria do tempo. Introduzimos bastante coisa nova em
nossa alimentação como couve, erva-doce (como legume, não como erva),
couve-flor (o marido não aceitou comer isso antigamente, eu pessoalmente sempre
gostei) etc. Estou ficando bastante cansada com ovos e couve mas as receitas
são, de novo, muito gostosas. Também durante esses dias não sentimos fome.
Tinha vontade de comer um pouco mais, mas não porque estava com fome, mas porque
só gosto de comer.
Os benefícios dessa
dieta, para mim, não são tão excepcionais. Até agora perdi só um quilo de
peso mas o regime me ajudou bastante com meu desejo de doce. Normalmente estou
meio viciada mas agora posso passar por uma estante de doce no supermercado sem
ficar louca. Acho que nós vamos continuar esse regime no futuro também só que
deixamos espaço para comer e beber qualquer coisa que desejamos nas situações
sociais.
Friday, 21 November 2014
Luta contra tempo
Quando era
criança, eu era bem ativa. Eu dançava e fazia patinação no gelo. Quando fiquei
mais velha lentamente minha vida esportiva começou a diminuir. Depois de um
tempo percebi que não faço mais quase nada.
Depois dessa constatação comecei uma rotina. Cada Ano Novo eu fazia uma promessa: esse ano vou começar fazer mais esportes. Depois de brindar pela minha vida nova, eu já esqueci tudo e lembrei a promessa de novo no Ano Novo seguinte.
Mais ou menos um ano atrás entendi que não posso continuar desse jeito descuidando do meu corpo e saúde. Não aconteceu coisa alguma além de chegar um pouco mais perto dos 40 anos e eu vi que o que eu fiz até agora não dá mais. Entendi que se eu quiser ter uma vida de boa qualidade quando estiver velha, terei que começar a fazer alguma coisa sobre isso.
No Ano Novo de 2014 eu fiz minha promessa tradicional, mas dessa vez não foi uma promessa vazia. Dessa vez eu comecei fazer alguma coisa. Já estava fazendo aulas de Samba mas não era suficiente. Meu primeiro passo foi me escrever numa academia. Eu nunca gostava de malhar mas nessa academia eles têm aulas de dança também. Eu sempre gostava de dançar. Para mim era quase única esporte tolerável. Pensava que se eu fizesse bastantes aulas, ficaria muito forte.
Como planejado, no inicio só fazia aulas de dança. Gostava suficientemente mas com cada desculpa eu não ia. Não me sentia muito motivada. A parte da minha inscrição foi um teste da condição física . Por curiosidade e também porque foi grátis, eu decidi o fazer. O teste me revelou que eu estava em condição péssima, quase sem massa muscular.
Esse teste me acordou bastante. Entendi que só me divertir não é o bastante. Se eu quiser alguma mudança real, eu terei começar trabalhar de um jeito sério. Conforme um médico: para sustentar uma boa forma física até terceira idade você deveria treinar 20 minutos de flexibilidade, balanço, exercício aeróbico e força muscular todos os dias. O que ele quis dizer não foi um total de 20 minutos para tudo, mas 20 minutos cada um! Isso é muito e um pouquinho fora da minha realidade.
Talvez eu nunca consiga o que o médico recomendou mas vou fazer o melhor que posso. Depois de mais do que meio ano desde minha promessa já existe diferença. Não vejo muita mudança quando olho no espelho mas sinto a diferença. Estou começando a gostar do exercício, me sinto mas forte, e talvez o melhor de tudo, estou me sentindo mais feliz.
Algumas pessoas tomam remédios e drogas para se sentirem melhor. Se eu puder ter o mesmo efeito fazendo exercício, afinal das contas acho que minha luta contra tempo não estiver tão ruim.
Depois dessa constatação comecei uma rotina. Cada Ano Novo eu fazia uma promessa: esse ano vou começar fazer mais esportes. Depois de brindar pela minha vida nova, eu já esqueci tudo e lembrei a promessa de novo no Ano Novo seguinte.
Mais ou menos um ano atrás entendi que não posso continuar desse jeito descuidando do meu corpo e saúde. Não aconteceu coisa alguma além de chegar um pouco mais perto dos 40 anos e eu vi que o que eu fiz até agora não dá mais. Entendi que se eu quiser ter uma vida de boa qualidade quando estiver velha, terei que começar a fazer alguma coisa sobre isso.
No Ano Novo de 2014 eu fiz minha promessa tradicional, mas dessa vez não foi uma promessa vazia. Dessa vez eu comecei fazer alguma coisa. Já estava fazendo aulas de Samba mas não era suficiente. Meu primeiro passo foi me escrever numa academia. Eu nunca gostava de malhar mas nessa academia eles têm aulas de dança também. Eu sempre gostava de dançar. Para mim era quase única esporte tolerável. Pensava que se eu fizesse bastantes aulas, ficaria muito forte.
Como planejado, no inicio só fazia aulas de dança. Gostava suficientemente mas com cada desculpa eu não ia. Não me sentia muito motivada. A parte da minha inscrição foi um teste da condição física . Por curiosidade e também porque foi grátis, eu decidi o fazer. O teste me revelou que eu estava em condição péssima, quase sem massa muscular.
Esse teste me acordou bastante. Entendi que só me divertir não é o bastante. Se eu quiser alguma mudança real, eu terei começar trabalhar de um jeito sério. Conforme um médico: para sustentar uma boa forma física até terceira idade você deveria treinar 20 minutos de flexibilidade, balanço, exercício aeróbico e força muscular todos os dias. O que ele quis dizer não foi um total de 20 minutos para tudo, mas 20 minutos cada um! Isso é muito e um pouquinho fora da minha realidade.
Talvez eu nunca consiga o que o médico recomendou mas vou fazer o melhor que posso. Depois de mais do que meio ano desde minha promessa já existe diferença. Não vejo muita mudança quando olho no espelho mas sinto a diferença. Estou começando a gostar do exercício, me sinto mas forte, e talvez o melhor de tudo, estou me sentindo mais feliz.
Algumas pessoas tomam remédios e drogas para se sentirem melhor. Se eu puder ter o mesmo efeito fazendo exercício, afinal das contas acho que minha luta contra tempo não estiver tão ruim.
Subscribe to:
Posts (Atom)





