Friday, 21 November 2014

Luta contra tempo

Quando era criança, eu era bem ativa. Eu dançava e fazia patinação no gelo. Quando fiquei mais velha lentamente minha vida esportiva começou a diminuir. Depois de um tempo percebi que não faço mais quase nada.

Depois dessa constatação comecei uma rotina. Cada Ano Novo eu fazia uma promessa: esse ano vou começar fazer mais esportes. Depois de brindar pela minha vida nova, eu já esqueci tudo e lembrei a promessa de novo no Ano Novo seguinte.

Mais ou menos um ano atrás entendi que não posso continuar desse jeito descuidando do meu corpo e saúde. Não aconteceu coisa alguma além de chegar um pouco mais perto dos 40 anos e eu vi que o que eu fiz até agora não dá mais. Entendi que se eu quiser ter uma vida de boa qualidade quando estiver velha, terei que começar a fazer alguma coisa sobre isso.

No Ano Novo de 2014 eu fiz minha promessa tradicional, mas dessa vez não foi uma promessa vazia. Dessa vez eu comecei fazer alguma coisa. Já estava fazendo aulas de Samba mas não era suficiente. Meu primeiro passo foi me escrever numa academia. Eu nunca gostava de malhar mas nessa academia eles têm aulas de dança também. Eu sempre gostava de dançar. Para mim era quase única esporte tolerável. Pensava que se eu fizesse bastantes aulas, ficaria muito forte.

Como planejado, no inicio só fazia aulas de dança. Gostava suficientemente mas com cada desculpa eu não ia. Não me sentia muito motivada. A parte da minha inscrição foi um teste da condição física . Por curiosidade e também porque foi grátis,  eu decidi o fazer. O teste me revelou que eu estava em condição péssima, quase sem massa muscular.

Esse teste me acordou bastante. Entendi que só me divertir não é o bastante. Se eu quiser alguma mudança real, eu terei começar trabalhar de um jeito sério. Conforme um médico: para sustentar uma boa forma física até terceira  idade você deveria treinar 20 minutos de flexibilidade, balanço, exercício  aeróbico e força muscular todos os dias. O que ele quis dizer não foi um total de 20 minutos para tudo, mas 20 minutos cada um! Isso é muito e um pouquinho fora da minha realidade.

Talvez eu nunca consiga o que o médico recomendou mas vou fazer o melhor que posso. Depois de mais do que meio ano desde minha promessa já existe diferença. Não vejo muita mudança quando olho no espelho mas sinto a diferença. Estou começando a gostar do exercício, me sinto mas forte, e talvez o melhor de tudo, estou me sentindo mais feliz.

Algumas pessoas tomam remédios e drogas para se sentirem melhor. Se eu puder ter o mesmo efeito fazendo exercício, afinal das contas acho que minha luta contra tempo não estiver tão ruim.