Showing posts with label Nossa casa. Show all posts
Showing posts with label Nossa casa. Show all posts
Friday, 24 July 2015
O jardim urbano
Olha aqui, meu jardim! Como pode ver, não está indo tão bem. Nunca tinha um dedo verde e nunca consegui não matar minhas plantas. Mas gosto muito da idéia para ter um jardim.
Thursday, 11 June 2015
O espaço meu
Nesta semana meu projeto de criar um espaço de trabalho evoluiu um
pouquinho. Desde que nós mudamos para
este apartamento eu estou trabalhando encima de nossa mesa de jantar e por
causa disso quase nunca usamos a mesa realmente para jantar. Está sempre
coberta por papeis, câmeras etc.
Estou feliz sobre essa progresso porque estou muito ansiosa por ter paz de trabalho. Agora o marido está assistindo Game of Thrones com o volume muito alto e estou realmente ficando muito irritada. Já é tempo de me mudar para meu próprio quarto para ter possibilidade de fechar a porta quando quiser. Isso vai ser bom para o casamento.
Quero comprar uma mesa de trabalho há muito tempo. Estava olhando e
buscando inspiração para achar o que quero.
A mesa tem que estar pratica, mas linda também. Trabalho com fotografia
e preciso de uma tela grande para tratar as fotos e por isso espaço suficiente
é importante. Quero ter ordem e por isso tem que ter espaço para guardar
coisas.
Comecei a olhar os sites das lojas de móveis que tem aqui no Rio e no Pinterest, mas não achava muitas coisas que me inspiraram. Viajamos para a Finlândia em Dezembro passado e visitamos essa amiga minha que é minha inspiração de decoração. O marido dela trabalha em casa e tem um escritório muito simples mas decorado de um jeito legal. A mesa dele é só uma tábula encima dois cavaletes. Pensei que isso também funcionaria para mim.
Comecei a olhar os sites das lojas de móveis que tem aqui no Rio e no Pinterest, mas não achava muitas coisas que me inspiraram. Viajamos para a Finlândia em Dezembro passado e visitamos essa amiga minha que é minha inspiração de decoração. O marido dela trabalha em casa e tem um escritório muito simples mas decorado de um jeito legal. A mesa dele é só uma tábula encima dois cavaletes. Pensei que isso também funcionaria para mim.
Achei bastantes opções nas lojas como TokStok e Etna. Para o cavalete
estava buscando a versão onde você pode aumentar a altura da mesa e que tem uma
prateleira onde pode colocar coisas. Achei uma versão na TokStok que gostei mas
o preço dela era ridículo para um cavalete. Achei um outro na Etna com preço
mais razoável mas quando visitamos a loja para pegar o item eles estavam fora
de estoque. Como quase sempre que eu tento comprar alguma coisa de lá. Estava
até pensando, talvez deva buscar um carpinteiro para fazer o cavalete para mim
para achar precisamente o que quero. No final, deixei a busca do ótimo e
comprei só uma versão que me vai servir, no função real dele, como pê de mesa. Isso vai ser suficiente.
No outro lado da mesa decidi colocar um gaveteiro para colocar coisas.
Sempre gostei desses gaveteiros clássicos metálicos de escritório. Só tem um problema. O cavalete é 10 cm mais
alto do que o gaveteiro, mas vou pensar em alguma coisa para resolver isso.
Agora só falta uma tábula de mesa para completar o projeto. Já sei o que
quero mas não é tão claro se vou conseguir.
Queria só uma simples tábula feita de madeira massif. Isso não deve ser
demais. Logicamente.
Saturday, 14 March 2015
Por favor, sente-se!
Eu gosto muito da idéia de beber café (ou espumate) em Paris num café ao lado
do rio Seine lendo um livro interessante sobre existencialismo. Que boêmio! Agora
posso quase viver essa vida maravilhosa na minha casa. Recentemente duas cadeiras numero 14 de
Thonet chegaram aqui. As cadeiras de Thonet são as cadeiras originais que
sempre, na minha imaginação, combinam com Paris.
É interessante que na verdade as cadeiras não são francesas. Quando buscei mais
informações sobre elas descobri que o designer das cadeiras Michael Thonet
(1796 — 1871) era alemão-austrïaco vivendo na Vienna, Austria. Na realidade são
cadeiras do café vianense! Isso também não é uma opção tão ruim. Sempre gostei de torta
de Sacher.
As cadeiras tinham um desenho muito original para a época que elas foram desenhadas. O jeito de trabalhar com a madeira que Thonet descobriu fez possível a produção dos móveis que são leves e elegantes. Uma coisa que era muito diferente comparado ao que as pessoas no periodo estavam acostumadas, móveis pesados e rígidos. As cadeiras dele não eram atraentes só pela novidade. Elas têm um desenho que é atraente até hoje. A prova é que essas cadeiras ainda estão em produção. Acho que um desenho bom pode durar sem se tornar antiquadro para sempre.
Eu comprei essas cadeiras de segunda-
mão. A proprietária antiga tinha essas cadeiras por 30 anos e agora elas
começam uma nova vida em nossa casa. As cadeiras estão em condições muito boas
mas podemos perceber a idade deles um pouco em algumas arranhadelas e cavidades que elas têm. Mas
para mim, essas marcas as deixam ainda mais interessantes. Elas têm algumas
historias para contar.As cadeiras tinham um desenho muito original para a época que elas foram desenhadas. O jeito de trabalhar com a madeira que Thonet descobriu fez possível a produção dos móveis que são leves e elegantes. Uma coisa que era muito diferente comparado ao que as pessoas no periodo estavam acostumadas, móveis pesados e rígidos. As cadeiras dele não eram atraentes só pela novidade. Elas têm um desenho que é atraente até hoje. A prova é que essas cadeiras ainda estão em produção. Acho que um desenho bom pode durar sem se tornar antiquadro para sempre.
Monday, 26 January 2015
Camadas da história
Nossa casa ainda
está mais ou menos em construção e ainda vai continuar por muito tempo. Nós recebemos um pedreiro que fez algumas reparos
em casa. Dois reparos com maior impacto
foram a limpeza de uma janela na sala de estar que foi pintada (O que eles
estavam pensando quando pintaram a janela!? Não posso entender.) e a adição de um
trilho de cortina em nosso quarto.
Eu sou muito fã de
cortinas e almofadas de decoração. Para colocar um trilho de cortina é uma coisa
muito simples mas tem efeito bem grande. A última vez que eu visitei a Grécia,
eu trouxe algumas cortinas que nós tinhamos em nossa casa quando moravamos lá. As
cortinas são um pouco transparentes e durante a manhã quando temos sol ao lado
do quarto as cortinas trazem uma luz bem linda. O quarto parece agora
totalmente diferente, muito mais aconchegante.
As cortinas são as
primeiras que minha mãe comprou para a primeira casa dos meus pais. Isso foi no
ínicio dos anos 70. A estampa delas é bem retrô, mas acho que ainda sejam, de
algum jeito, atuais. Minha mãe falou que as cortinas foram desenhadas por um
designer americano (dos Estados Unidos) chamado Howard Smith que até hoje mora
e trabalha na Finlândia.
Eu tenho uma amiga
na Finlândia que tem um estilo de decorar muito legal. Ela tem muito talento para
achar coisas antigas maravilhosas dos mercados de pulgas e combiná-las com
pedaços modernos. A casa dela e muito individual e interessante. Ela é minha
inspiração. Ela me falou um vez que leu um artigo que dizia que uma casa tem
que ter camadas. Essa pessoa quer dizer que uma casa deve ter coisas novas e
coisas antigas mostrando a passagem de tempo e a história das pessoas que moram
lá. Eu concordo 100% com essa idéia e por isso se tornou meu lema de decoração.
Colocar essas cortinas em nosso apartamento aqui no Rio trouxe novas camadas antigas
na mistura atual. Cada vez que eu olho as
cortinas eu lembro dos meus pais na Finlândia e dos bons tempos em nossa primeira
casa em Atenas. São memórias boas para trazer aqui.
Tuesday, 4 November 2014
Site em construção
Nós
mudamos de casa há mais de um ano e esse apartamento ainda está em
processo de se tornar a nossa casa.
Esse
apartamento é atualmente o primeiro apartamento que nós alugamos sem móveis. Na
Europa sempre alugamos apartamentos mobiliados e por causa disso não tivemos
muitas coisas para trazer conosco. Só trouxemos uma cama futon, uma cadeira de
yôga e vários itens de cozinha e decoração.
Nosso primeiro apartamento aqui no Rio também era mobiliado mas num nível básico. Tinha algumas coisas como camas, sofá, mesa e aparelhos eletrodomésticos. Nesse apartamento tivemos que comprar para a sala de estar só poucos móveis como um segundo sofá, mesa de centro, tapete e rack de TV. Tivemos que mobiliar também nosso escritório e compramos só uma cadeira e uma escrivaninha para esse espaço.
Como
falava, a casa nova ainda está em processo de decoração. Porque o
apartamento não tinha nada e nós também não possuímos quase nada por isso precisávamos de
bastante investimento para começar. Eu gosto da filosofia de sustentabilidade
mas não vivo inteiramente de acordo com essa idéia. Eu não sou contra comprar
coisas novas mas prefiro comprar coisas boas com as quais posso ficar para sempre. Também gosto muito de coisas antigas. Os móveis de boa qualidade são bastantes caros e por isso são difíceis comprar todos juntos. Os móveis antigos legais
talvez sejam um pouco mais baratos mas são mais raros de encontrar. Por essas
razões precisamos de tempo e paciência para mobiliar a nossa casa.
Mas esse processo não é só frustrante, é também gostoso. Estou em processo de construir meu ninho, meu refúgio e isso é o que me faz feliz.
Mas esse processo não é só frustrante, é também gostoso. Estou em processo de construir meu ninho, meu refúgio e isso é o que me faz feliz.
Subscribe to:
Posts (Atom)









