Showing posts with label Nossa casa. Show all posts
Showing posts with label Nossa casa. Show all posts

Friday, 24 July 2015

O jardim urbano

Olha aqui, meu jardim! Como pode ver, não está indo tão bem. Nunca tinha um dedo verde e nunca consegui não matar minhas plantas. Mas gosto muito da idéia para ter um jardim.



Thursday, 11 June 2015

O espaço meu

Nesta semana meu projeto de criar um espaço de trabalho evoluiu um pouquinho.  Desde que nós mudamos para este apartamento eu estou trabalhando encima de nossa mesa de jantar e por causa disso quase nunca usamos a mesa realmente para jantar. Está sempre coberta por papeis, câmeras etc.  

Estou feliz sobre essa progresso porque estou muito ansiosa por ter paz de trabalho. Agora o marido está assistindo Game of Thrones com o volume muito alto e estou realmente ficando muito irritada.  Já é tempo de me mudar para meu próprio quarto para ter possibilidade de fechar a porta quando quiser. Isso vai ser bom para o casamento.

Quero comprar uma mesa de trabalho há muito tempo. Estava olhando e buscando inspiração para achar o que quero.  A mesa tem que estar pratica, mas linda também. Trabalho com fotografia e preciso de uma tela grande para tratar as fotos e por isso espaço suficiente é importante. Quero ter ordem e por isso tem que ter espaço para guardar coisas.

Comecei a olhar os sites das lojas de móveis que tem aqui no Rio e no Pinterest, mas não achava muitas coisas que me inspiraram. Viajamos para a Finlândia em Dezembro passado e visitamos essa amiga minha que é minha inspiração de decoração. O marido dela trabalha em casa e tem um escritório muito simples mas decorado de um jeito legal. A mesa dele é só uma tábula encima dois cavaletes.  Pensei que isso também funcionaria para mim.

Achei bastantes opções nas lojas como TokStok e Etna. Para o cavalete estava buscando a versão onde você pode aumentar a altura da mesa e que tem uma prateleira onde pode colocar coisas. Achei uma versão na TokStok que gostei mas o preço dela era ridículo para um cavalete. Achei um outro na Etna com preço mais razoável mas quando visitamos a loja para pegar o item eles estavam fora de estoque. Como quase sempre que eu tento comprar alguma coisa de lá. Estava até pensando, talvez deva buscar um carpinteiro para fazer o cavalete para mim para achar precisamente o que quero. No final, deixei a busca do ótimo e comprei só uma versão que me vai servir, no função real dele, como pê de mesa. Isso vai ser suficiente.

No outro lado da mesa decidi colocar um gaveteiro para colocar coisas. Sempre gostei desses gaveteiros clássicos metálicos de escritório.  Só tem um problema. O cavalete é 10 cm mais alto do que o gaveteiro, mas vou pensar em alguma coisa para resolver isso.

Agora só falta uma tábula de mesa para completar o projeto. Já sei o que quero mas não é tão claro se vou conseguir.  Queria só uma simples tábula feita de madeira massif. Isso não deve ser demais. Logicamente.

Saturday, 14 March 2015

Por favor, sente-se!


Eu gosto muito da idéia de beber café (ou espumate) em Paris num café ao lado do rio Seine lendo um livro interessante sobre existencialismo. Que boêmio! Agora posso quase viver essa vida maravilhosa na minha casa.  Recentemente duas cadeiras numero 14 de Thonet chegaram aqui. As cadeiras de Thonet são as cadeiras originais que sempre, na minha imaginação, combinam com Paris. 
É interessante que na verdade as cadeiras não são francesas. Quando buscei mais informações sobre elas descobri que o designer das cadeiras Michael Thonet (1796 — 1871) era alemão-austrïaco vivendo na Vienna, Austria. Na realidade são cadeiras do café vianense! Isso também não é uma opção tão ruim. Sempre gostei de torta de Sacher.

As cadeiras tinham um desenho muito original para a
época que elas foram desenhadas. O jeito de trabalhar com a madeira que Thonet descobriu fez possível a produção dos móveis que são leves e elegantes.  Uma coisa que era muito diferente comparado ao que as pessoas no periodo estavam acostumadas, móveis pesados e rígidos. As cadeiras dele não eram atraentes só pela novidade. Elas têm um desenho que é atraente até hoje. A prova é que essas cadeiras ainda estão em produção. Acho que um desenho bom pode durar sem se tornar antiquadro para sempre.
Eu comprei  essas cadeiras de segunda- mão. A proprietária antiga tinha essas cadeiras por 30 anos e agora elas começam uma nova vida em nossa casa. As cadeiras estão em condições muito boas mas podemos perceber a idade deles um pouco em algumas  arranhadelas e cavidades que elas têm. Mas para mim, essas marcas as deixam ainda mais interessantes. Elas têm algumas historias para contar.

Monday, 26 January 2015

Camadas da história

Nossa casa ainda está mais ou menos em construção e ainda vai continuar por muito tempo. Nós  recebemos um pedreiro que fez algumas reparos em casa.  Dois reparos com maior impacto foram a limpeza de uma janela na sala de estar que foi pintada (O que eles estavam pensando quando pintaram a janela!? Não posso entender.) e a adição de um trilho de cortina em nosso quarto. 

Eu sou muito fã de cortinas e almofadas de decoração. Para colocar um trilho de cortina é uma coisa muito simples mas tem efeito bem grande. A última vez que eu visitei a Grécia, eu trouxe algumas cortinas que nós tinhamos em nossa casa quando moravamos lá. As cortinas são um pouco transparentes e durante a manhã quando temos sol ao lado do quarto as cortinas trazem uma luz bem linda. O quarto parece agora totalmente diferente, muito mais aconchegante. 
As cortinas são as primeiras que minha mãe comprou para a primeira casa dos meus pais. Isso foi no ínicio dos anos 70. A estampa delas é bem retrô, mas acho que ainda sejam, de algum jeito, atuais. Minha mãe falou que as cortinas foram desenhadas por um designer americano (dos Estados Unidos) chamado Howard Smith que até hoje mora e trabalha na Finlândia.

Eu tenho uma amiga na Finlândia que tem um estilo de decorar muito legal. Ela tem muito talento para achar coisas antigas maravilhosas dos mercados de pulgas e combiná-las com pedaços modernos. A casa dela e muito individual e interessante. Ela é minha inspiração. Ela me falou um vez que leu um artigo que dizia que uma casa tem que ter camadas. Essa pessoa quer dizer que uma casa deve ter coisas novas e coisas antigas mostrando a passagem de tempo e a história das pessoas que moram lá. Eu concordo 100% com essa idéia e por isso se tornou meu lema de decoração.
Colocar essas cortinas em nosso apartamento aqui no Rio trouxe novas camadas antigas na mistura atual. Cada vez que eu olho as cortinas eu lembro dos meus pais na Finlândia e dos bons tempos em nossa primeira casa em Atenas. São memórias boas para trazer aqui.

Tuesday, 4 November 2014

Site em construção

Nós mudamos de casa há mais de um ano e esse apartamento ainda está em processo de se tornar a nossa casa.  

Esse apartamento é atualmente o primeiro apartamento que nós alugamos sem móveis. Na Europa sempre alugamos apartamentos mobiliados e por causa disso não tivemos muitas coisas para trazer conosco. Só trouxemos uma cama futon, uma cadeira de yôga e vários itens de cozinha e decoração.  

Nosso primeiro apartamento aqui no Rio também era mobiliado mas num nível básico. Tinha algumas coisas como camas, sofá, mesa e aparelhos eletrodomésticos. Nesse apartamento tivemos que comprar para a sala de estar só poucos móveis como um segundo sofá, mesa de centro, tapete e rack de TV. Tivemos que mobiliar também nosso escritório e compramos só uma cadeira e uma escrivaninha para esse espaço.  
Como falava, a casa nova ainda está em processo de decoração. Porque o apartamento não tinha nada e nós também não possuímos quase nada por isso precisávamos de bastante investimento para começar. Eu gosto da filosofia de sustentabilidade mas não vivo inteiramente de acordo com essa idéia. Eu não sou contra comprar coisas novas mas prefiro comprar coisas boas com as quais posso ficar para sempre. Também gosto muito de coisas antigas. Os móveis de boa qualidade são bastantes caros e por isso são difíceis comprar todos juntos. Os móveis antigos legais talvez sejam um pouco mais baratos mas são mais raros de encontrar. Por essas razões precisamos de tempo e paciência para mobiliar a nossa casa.

Mas esse processo não é só frustrante, é também gostoso. Estou em processo de construir meu ninho, meu refúgio e isso é o que me faz feliz.