Saturday, 14 March 2015

Por favor, sente-se!


Eu gosto muito da idéia de beber café (ou espumate) em Paris num café ao lado do rio Seine lendo um livro interessante sobre existencialismo. Que boêmio! Agora posso quase viver essa vida maravilhosa na minha casa.  Recentemente duas cadeiras numero 14 de Thonet chegaram aqui. As cadeiras de Thonet são as cadeiras originais que sempre, na minha imaginação, combinam com Paris. 
É interessante que na verdade as cadeiras não são francesas. Quando buscei mais informações sobre elas descobri que o designer das cadeiras Michael Thonet (1796 — 1871) era alemão-austrïaco vivendo na Vienna, Austria. Na realidade são cadeiras do café vianense! Isso também não é uma opção tão ruim. Sempre gostei de torta de Sacher.

As cadeiras tinham um desenho muito original para a
época que elas foram desenhadas. O jeito de trabalhar com a madeira que Thonet descobriu fez possível a produção dos móveis que são leves e elegantes.  Uma coisa que era muito diferente comparado ao que as pessoas no periodo estavam acostumadas, móveis pesados e rígidos. As cadeiras dele não eram atraentes só pela novidade. Elas têm um desenho que é atraente até hoje. A prova é que essas cadeiras ainda estão em produção. Acho que um desenho bom pode durar sem se tornar antiquadro para sempre.
Eu comprei  essas cadeiras de segunda- mão. A proprietária antiga tinha essas cadeiras por 30 anos e agora elas começam uma nova vida em nossa casa. As cadeiras estão em condições muito boas mas podemos perceber a idade deles um pouco em algumas  arranhadelas e cavidades que elas têm. Mas para mim, essas marcas as deixam ainda mais interessantes. Elas têm algumas historias para contar.