Hoje fiz uma nova versão de pão de banana que já publiquei aqui algum tempo
atrás. Desta vez ficou ainda melhor! Acho que temos o vencedor.
Eu usei a receita de pão de banana inspirada pela minha colega Soo como base,
mas a mudei um pouquinho. Ao invés de usar só farinha de trigo eu usei uma
xícara de farinha de trigo e meia xícara de aveia em flocos. Também adicionei
uma xícara de nozes e um pouco mais de gengibre em pó. Ficou muito bom! Já comi
quatro pedaços! Tchau para os resultados da dieta de desafio…
Aqui a receita de novo com as mudanças.
Pão de banana
½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 x. de farinha de trigo
½ x. de aveia em flocos
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
1 c. de chá de gengibre (em pó)
Misture o azeite e
o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos (farinha, aveia,
bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra tigela.
Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na tigela com
azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa. Adicione os nozes e misture. Coloque
papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de 180c por
45-60 minutos.
Digas:
- Para o bolo subir bem, você tem que esquentar o forno ao máximo,
coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5
minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo
indicado.
Showing posts with label receitas. Show all posts
Showing posts with label receitas. Show all posts
Friday, 31 July 2015
Monday, 8 June 2015
Pão de banana inspirado pela minha colega Soo
Antes de chegar no Brasil nós morávamos em Londres. Trabalhava no ramo
de marketing numa grande empresa de imprensa. Tinha uma colega que um dia
trouxe ao escritório um pão de banana muito delicioso. Ela me disse que achou a
receita no site da BBC. Depois de mais de
quatro anos eu lembrei dela quando estava olhando um monte de bananas pretas na
geladeira. Fazer um pão de banana é o melhor jeito de aproveitá-las.
Achei a receita do pão de banana da BBC na internet mas quando olhei as
instruções vi todas as medições em peso. Muito complicado começar a mensurar os
ingredientes desta forma. Esquece! Busquei
algumas outras receitas com medidas em xícaras e usei eles como inspiração.
Mais fácil!
Eu mudei um pouquinho as receitas que achei. Gosto de temperos por isso adicionei um pouco
mais de sabor como canela e gengibre. Também usei açúcar mascavo ao invés do
açúcar normal (refinado). Acho que ficou
mais gostoso assim.
Até agora achava muito difícil assar no forno a gás mas uma amiga me deu uma dica. Você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado. Com essa dica consegui assar suficientemente bem, mas ainda tive que prestar atenção para identificar quando o pão ficou pronto (pode testar com um palito quando a massa estiver cozida).
Até agora achava muito difícil assar no forno a gás mas uma amiga me deu uma dica. Você tem que esquentar o forno ao máximo, coloque o bolo no forno, deixe só por um pouco de tempo para a massa subir (3-5 minutos) e depois abaixe na temperatura da receita e asse até o final do tempo indicado. Com essa dica consegui assar suficientemente bem, mas ainda tive que prestar atenção para identificar quando o pão ficou pronto (pode testar com um palito quando a massa estiver cozida).
½ x. de azeite de oliva
1 ½ x. de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas maduras
1 ½ x. de farinha de trigo
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
½ c. de chá de sal
½ c. de chá de açúcar com baunilha
1 c. de chá de canela
½ c. de chá de gengibre (em pó)
Misture o azeite e o açúcar numa tigela. Misture os ingredientes secos
(farinha, bicarbonato de sódio, sal, baunilha, canela e gengibre) numa outra
tigela. Esmague as bananas. Coloque as bananas e os ingredientes secos na
tigela com azeite e açúcar. Misture. Bata os ovos e depois adicione na massa.
Coloque papel manteiga numa fôrma. Derrame a massa na fôrma. Asse no forno de
180C por 45-60 minutos.
Sunday, 8 March 2015
Café da manhã de luxo
Durante a
semana, meu café da manhã é rápido e mais chato saudável. Aos domingos
me dou a licença para aproveitar.
Eu amo
panquecas! Gosto muito de rechear as panquecas com geleía de laranja e salada
de várias frutas. Gosto também do clássico americano: blue berries e maple
syrup. O marido tem um preferência de cada criança: Nutella com banana.
Desta vez não tinha Nutella no supermercado e por causa disso o marido comprou um produto parecido da marca Casíno Délices. É um creme de avelãs com cacau. É bem similar a Nutella mas tem pedaços crocantes de avelãs. Recomendo! Acho que é ainda melhor do que Nutella.
Desta vez não tinha Nutella no supermercado e por causa disso o marido comprou um produto parecido da marca Casíno Délices. É um creme de avelãs com cacau. É bem similar a Nutella mas tem pedaços crocantes de avelãs. Recomendo! Acho que é ainda melhor do que Nutella.
Eu faço
panquecas com essa receita já há muitos anos. Algumas vezes a mudo um
pouquinho. Algumas vezes uso só farinha de trigo, as vezes faço com metade da
farinha de trigo e da farinha de centeio para ficarem um pouco mais saudáveis
(para balancear essa camada muuuito grossa de Nutella em cima). Algumas vezes
as quero mais leves e aí eu bato a clara de ovo em neve. Pode também usar os
ovos sem bater.
Panquecas americanas
(2 pessoas)
300ml/ 1 ¼ x.
de farinha (de trigo/ de ½ trigo e ½ centeio)
2 c. d. chá
de fermento em pó
2 c. d.
sopa de açúcar
baunilha
200ml de leite
de soja
1 ovo
Misture os
ingredientes secos em uma tigela.
Derrame o leite de soja com baunilha na outra tigela e misture. Adicione nos ingredientes secos. Separe a gema
e a clara do ovo. Adicione a gema na tigela. Bata a clara de ovo em neve e
depois adicione à massa. Misture tudo.
Esquente uma frigideira no fogão até meia temperatura. Coloque um pouco de massa na frigideira e deixe cozinhar até começar a criar bolinhas. Vire a panqueca. Cozinhe até ficar dourada.
Esquente uma frigideira no fogão até meia temperatura. Coloque um pouco de massa na frigideira e deixe cozinhar até começar a criar bolinhas. Vire a panqueca. Cozinhe até ficar dourada.
Para servir:
- Nutella/
Pasta de avelã & caucau e banana
- Salada de
frutas & geleía de laranja
-
blueberries & maple syrup
- geleía de
morango/ morangos frescos & sorvete de creme/ chantilly
- etc etc
etc
Observações
- Para servir
mais pessoas só dobre/ triplique a receita.
- Eu
prefiro usar farinha sem fermento. Pode também usar com fermento, mas claro que
nesse caso retire o fermento em pó.
- Cozinhe
as panquecas em frigideira seca sem manteiga/ azeite.
- Enquanto
estiver cozinhando as panquecas a rapidez é a chave. Quanto mais rápido você
conseguir virar a panqueca, mais ar fica na massa. Isso faz com que as
panquecas fiquem mais leves.
Tuesday, 3 March 2015
Almoço mexicano
Nós decidimos tentar perder um pouco de peso antes do Natal e tivemos
uma consulta com uma nutricionista para nos dar algumas dicas de alimentação correta.
Isso foi uma péssima ideia pelo aspecto de tentar perder peso e é claro que não
funcionou. Durante o Natal visitamos nossa família na Finlândia e não fizemos
nada mais do que comer e beber. Mas agora depois de Ano Novo, Carnaval e todas
outras desculpas estou pronta para começar a vida saudável de novo.
A nutricionista me sugeriu trazer mais proteína para minha dieta a qual
tem muitos carboidratos. Sou pesceteriana (como peixe/ frutos do mar/ leite/
ovos, mas não carne ou frango) e por causa disso minhas fontes de proteína são
mais limitadas comparando com pessoas quem comem tudo.
Eu gosto de feijões, que são uma boa fonte de proteína, mas mesmo depois de tantos anos sem carne, não conheço muitas receitas para cozinhar feijões. Este é o meu projeto para o futuro imediato. Aprender a cozinhar mais feijões.
Eu fiz um ano de intercambio no Texas, nos Estados Unidos, quando era adolescente. Lá aprendi a comer comida Tex Mex e feijões como refried beans (feijão frito) e chili. Na Finlândia não temos tradição de comer feijões e a única coisa que eu conhecia antes do intercambio foram os feijões no molho de tomate de Heinz. Minha inspiração pelo meu almoço mexicano foi nessa época. Talvez minha receita não seja mexicana original mas é gostosa mesmo assim. Também, ainda que esteja tentando perder um pouco de peso, essa não é uma receita de dieta. É comida normal.
Eu gosto de feijões, que são uma boa fonte de proteína, mas mesmo depois de tantos anos sem carne, não conheço muitas receitas para cozinhar feijões. Este é o meu projeto para o futuro imediato. Aprender a cozinhar mais feijões.
Eu fiz um ano de intercambio no Texas, nos Estados Unidos, quando era adolescente. Lá aprendi a comer comida Tex Mex e feijões como refried beans (feijão frito) e chili. Na Finlândia não temos tradição de comer feijões e a única coisa que eu conhecia antes do intercambio foram os feijões no molho de tomate de Heinz. Minha inspiração pelo meu almoço mexicano foi nessa época. Talvez minha receita não seja mexicana original mas é gostosa mesmo assim. Também, ainda que esteja tentando perder um pouco de peso, essa não é uma receita de dieta. É comida normal.
Feijão frito
250gr feijão manteiga
azeite de oliva
2 cebolas
2 c. d. chá de cominho
½ c. d. chá de páprica picante
3-4 dentes de alho
6 tomates secos
sal da gosto
Salada de tomates
1 tomate grande maduro
10 tomates cereja
suco de ½ ou 1 limão
azeite de oliva
sal da gosto
1 ramo de coentro
Para servir:
alface americano
tortilhas ou pitas árabes
Deixe os feijões na água durante uma noite e depois cozinhe até ficarem macios.
Coloque os tomates secos em um pouco d’água ou líquido dos feijões e deixe de
molho. Derrame azeite de oliva numa panela. Pique as cebolas em pedaços pequenos.
Coloque-as na panela e deixe cozinhar até ficarem transparentes. Adicione
cominho, páprica e alho. Cozinhe por um pouco mais de tempo. Adicione os
tomates secos hidratados e os feijões cozinhados (sem líquido). Deixe cozinhar por
um pouco de tempo para os sabores misturarem. Coloque a mistura num processador
de alimentos para amassar os feijões.
Ao mesmo tempo, prepare a salada de tomates. Pique todos os ingredientes
em pedaços pequenos e misture numa tigela.
Para servir, coloque feijão frito em cima de uma tortilha ou pita árabe.
Adicione salada de tomate e alface americano. Enrole a pita e estará pronto
para comer.
Observações
- Quando você cozinha os feijões faz sentido cozinhar o pacote todo. Use
só a metade para a comida e coloque o resto em potes plásticos na geladeira
para usar no futuro.
- Pode usar o feijão que você gosta: feijão preto, mulato, vermelho etc.
Eu gosto de feijão manteiga para isso.
Subscribe to:
Posts (Atom)






