Sunday, 30 November 2014

Comida do povo

Cada país tem sua própria comida do povo. Essas comidas que são bem baratas cozinhar. Essas comidas que nós muitas vezes odiávamos quando éramos crianças mas começamos valorizá-las quando ficamos adultos. Essas comidas que nos fazem lembrar a infância e a segurança que nós sentíamos na casa de mãe. São comidas do conforto real.

Aqui no Brasil o epítome da comida do conforto não deve ser nenhuma outra do que Feijão. Na Finlândia o título pode ir para Sopa de Ervilha. Uma das minhas favoritas é a versão grega, Sopa de Lentilha.

O meu marido é grego e ele cresceu comendo a Sopa de Lentilha. A minha conexão com essa comida começou com ele. A Sopa de Lentilha foi uma das primeiras comidas gregas que aprendi a cozinhar.  Ainda hoje a amo ( e a ele também <3). É comida humilde, sem pretensão. Tem ingredientes simples mas saborosos.

Para a melhor combinação você pode acompanhar a sopa com pão fresco de boa qualidade, um pedaço de queijo feta (queijo de cabra grego que tem um sabor bem salgado) ao lado e uma pequena chape do vinagre na sopa para trazer um pouco de acidez na comida. 

Sopa da Lentilha
(+/-4 pessoas)

½        pacote das lentilhas verdes (= 250gr)
1          cebola roxa
2-3      dentes de alho
2-3      folhas de louro
1          lata de tomate em conserva
           água
muito azeite de oliva
sal de acordo com seu gosto

opcional: pimenta seca, inteira ou em flocos

Coloque as lentilhas na água na panela. Quando a água começar a ferver jogue-a fora deixando as lentilhas na panela. Coloque na panela água nova até as lentilhas estarem bem cobertas.  Deixe no fogão. Entretanto pique as cebolas e dentes de alho em pedaços pequenos. Quando a água comecar a ferver coloque na panela os outros ingredientes. Deixe cozinhar até as lentilhas ficarem macias. +/- 20 minutos. Adicione mais água se precisar.

Observações:
Dessa vez eu usei chalotas ao invés de cebola roxa porque não tínhamos em casa e estive com preguiça de ir no supermercado para comprar. Não tive muita diferença no sabor. Mas cebola roxa é a opção tradicional.

Comida Grega não é para pessoas as quais estão seguindo uma dieta. Eles não economizam no azeite. Eu sempre falo para pessoas tentando cozinhar comida Grega que quando você achar que colocou bastante azeite coloque um pouco mais.

Algumas vezes as lentilhas precisam de mais água, algumas vezes menos. Geralmente o objetivo é uma sopa com consistência grossa.  Se precisar adicione mais água ou cozinhe até ter a consistência que você prefere.

Use o tomate em conserva sem nada adicionado. Muitas conservas de tomate no supermercado tem açúcar ou sal adicionados mas você não quê-las. Você só quer tomate. Pique os tomates se precisar.


Se você gostar de cozinhar essa receita de um jeito tradicional grego não coloque pimenta. Eu geralmente gosto da comida apimentada por isso eu coloco. Mas não diga isso para a sogra.

Friday, 21 November 2014

Luta contra tempo

Quando era criança, eu era bem ativa. Eu dançava e fazia patinação no gelo. Quando fiquei mais velha lentamente minha vida esportiva começou a diminuir. Depois de um tempo percebi que não faço mais quase nada.

Depois dessa constatação comecei uma rotina. Cada Ano Novo eu fazia uma promessa: esse ano vou começar fazer mais esportes. Depois de brindar pela minha vida nova, eu já esqueci tudo e lembrei a promessa de novo no Ano Novo seguinte.

Mais ou menos um ano atrás entendi que não posso continuar desse jeito descuidando do meu corpo e saúde. Não aconteceu coisa alguma além de chegar um pouco mais perto dos 40 anos e eu vi que o que eu fiz até agora não dá mais. Entendi que se eu quiser ter uma vida de boa qualidade quando estiver velha, terei que começar a fazer alguma coisa sobre isso.

No Ano Novo de 2014 eu fiz minha promessa tradicional, mas dessa vez não foi uma promessa vazia. Dessa vez eu comecei fazer alguma coisa. Já estava fazendo aulas de Samba mas não era suficiente. Meu primeiro passo foi me escrever numa academia. Eu nunca gostava de malhar mas nessa academia eles têm aulas de dança também. Eu sempre gostava de dançar. Para mim era quase única esporte tolerável. Pensava que se eu fizesse bastantes aulas, ficaria muito forte.

Como planejado, no inicio só fazia aulas de dança. Gostava suficientemente mas com cada desculpa eu não ia. Não me sentia muito motivada. A parte da minha inscrição foi um teste da condição física . Por curiosidade e também porque foi grátis,  eu decidi o fazer. O teste me revelou que eu estava em condição péssima, quase sem massa muscular.

Esse teste me acordou bastante. Entendi que só me divertir não é o bastante. Se eu quiser alguma mudança real, eu terei começar trabalhar de um jeito sério. Conforme um médico: para sustentar uma boa forma física até terceira  idade você deveria treinar 20 minutos de flexibilidade, balanço, exercício  aeróbico e força muscular todos os dias. O que ele quis dizer não foi um total de 20 minutos para tudo, mas 20 minutos cada um! Isso é muito e um pouquinho fora da minha realidade.

Talvez eu nunca consiga o que o médico recomendou mas vou fazer o melhor que posso. Depois de mais do que meio ano desde minha promessa já existe diferença. Não vejo muita mudança quando olho no espelho mas sinto a diferença. Estou começando a gostar do exercício, me sinto mas forte, e talvez o melhor de tudo, estou me sentindo mais feliz.

Algumas pessoas tomam remédios e drogas para se sentirem melhor. Se eu puder ter o mesmo efeito fazendo exercício, afinal das contas acho que minha luta contra tempo não estiver tão ruim.

Saturday, 15 November 2014

Peixe cru

Eu amo peixe, especialmente cru: sushi, chevice, peixe marinado e caviar. Na Finlândia nós comemos bastante peixe cru. Ou, na verdade, não é realmente cru, é cozinhado por exemplo com sal ou algum outro ingrediente, mas você não o esquenta.

Eu lembro quando o meu marido me visitou na Finlândia pela primeira vez depois que nos conhecemos. Era Natal e tinha bastantes aperetivos diferentes de peixe cru. Na Grécia não tem costume comer peixe sem cozinhar por causa disso ele não comeu muito. Mas agora ele já está acostumado, até que gosta bastante.
Um dos peixes que nós comemos mais frequentemente na Finlândia é salmão. Duas receitas mais tradicionais são sopa de salmão e salmão curado com sal. Eu amo os dois mas especialmente o último. Na minha família é um dos aperetivos que sempre comemos durante o Natal. Mas não é comida servida só durante o Natal. Eu cozinho dele raramente mas todo ano.

Para servir você corta a peixe em pedaços longos muito finos aproximamente 3-5mm de grossura. Para mim, o melhor jeito de servir ele é em cima de um pedaço de pão alemão para café da manhã. Você pode achar pão alemão nos supermercados aqui no Rio também. É esse pão bem escuro e pesado feito na forma retangular. Uma outra maneira que eu gosto de comer salmão é com batatas cozidas e alguma salada fresca para um almoço leve.

Curar salmão e bem fácil mas você precisa endro o qual é um pouco díficil de achar. No supermercado raramente existe, mas na feira frequentemente você pode achá-lo. Eu geralmente o compro quando eu conseguir encontrá-lo e coloco no congelador para ter quando precisar.
Kraavilohi ou Gravad Lax ou Salmão Curado com Sal

600gr  filé de salmão
+/- 2    colheres de sopa sal grosso & fino (combinação)
1          colher de chá açúcar
            endro
            pimenta rosa
            (opcionãl quando servir: suco de limão e pimento do reino)

Enxague o filé com água e seque batendo com papel de cozinha. Não precisa remover a pele do peixe. Coloque na folha de alumínio com a pele para baixo.

Polvilhe o peixe com sal até ele ficar todo polvilhado uniformemente com uma camada bem grossa (1mm). Borrife um pouco de açúcar em cima de filé. Pique endro em pedaços pequenos. Polvilhe uma camada grossa em cima do peixe. Esmague a pimenta rosa um pouco e polvilhe em cima de todo o filé.

Coloque uma outra camada da folha de alumínio a cima. Faça um pacote fechando os lados abertos. Cologue no prato na geladeira. Deixe por um dia para o salmão ficar curado. Durante a processo de salgar pode virar o pacote. Isso ajuda o filé ficar mais uniformamente salgado.

Quando estiver pronto, limpe o filé do peixe e corte pedaços longos e muito finos. Quando servir pode adiçionar um pouco suco de limão e pimenta do reino.

Para servir
Pão alemão
Queijo Philadelphia/ manteiga
Salmão curado
Limao/ pimenta/ pepino japoneis

Tuesday, 4 November 2014

Site em construção

Nós mudamos de casa há mais de um ano e esse apartamento ainda está em processo de se tornar a nossa casa.  

Esse apartamento é atualmente o primeiro apartamento que nós alugamos sem móveis. Na Europa sempre alugamos apartamentos mobiliados e por causa disso não tivemos muitas coisas para trazer conosco. Só trouxemos uma cama futon, uma cadeira de yôga e vários itens de cozinha e decoração.  

Nosso primeiro apartamento aqui no Rio também era mobiliado mas num nível básico. Tinha algumas coisas como camas, sofá, mesa e aparelhos eletrodomésticos. Nesse apartamento tivemos que comprar para a sala de estar só poucos móveis como um segundo sofá, mesa de centro, tapete e rack de TV. Tivemos que mobiliar também nosso escritório e compramos só uma cadeira e uma escrivaninha para esse espaço.  
Como falava, a casa nova ainda está em processo de decoração. Porque o apartamento não tinha nada e nós também não possuímos quase nada por isso precisávamos de bastante investimento para começar. Eu gosto da filosofia de sustentabilidade mas não vivo inteiramente de acordo com essa idéia. Eu não sou contra comprar coisas novas mas prefiro comprar coisas boas com as quais posso ficar para sempre. Também gosto muito de coisas antigas. Os móveis de boa qualidade são bastantes caros e por isso são difíceis comprar todos juntos. Os móveis antigos legais talvez sejam um pouco mais baratos mas são mais raros de encontrar. Por essas razões precisamos de tempo e paciência para mobiliar a nossa casa.

Mas esse processo não é só frustrante, é também gostoso. Estou em processo de construir meu ninho, meu refúgio e isso é o que me faz feliz.